Proposta Pedagógica

Escola de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio

"Faça a escolha certa!"  


     Um espaço físico diferenciado e um relacionamento pessoal aconchegante, essa combinação harmoniosa favorece ao Xodó da Tia Joyce/Colégio Extensão X condições para desenvolver um primoroso trabalho pedagógico que respeita o potencial dos alunos. Além do importante conforto, nossos alunos têm cuidados e atenção permanentes através de um qualificado corpo docente.
     Nossas unidades estão voltadas para uma educação integral, contemplando a ação da família e da comunidade. Nossos alunos aprendem a relacionar-se com atitudes de acolhida, solidariedade e sensibilidade, fortalecendo vínculos e vivenciando a experiência de conviver em um ambiente ético e fraterno.      
     Proporcionar uma educação de excelência, que atenda às necessidades do século XXI, é o nosso desafio. Objetivamos uma educação para que o trabalho realizado ultrapasse o nível da informação e da simples transmissão de dados descontextualizados e se transforme em conhecimento construído e não simplesmente reproduzido. Partimos do princípio de que cada aluno precisa ser respeitado como um sujeito de direito, independentemente das diferenças individuais, socioeconômicas, culturais, étnicas ou religiosas, pois uma educação que visa contemplar a pluralidade oriunda dos diversos contextos tem como eixo norteador das ações pedagógicas o respeito à diversidade.
     Com uma estrutura curricular de qualidade, garantida pela Plataforma de Educação SAS e Escola da Inteligência, atividades extra-curriculares, desenvolvimento da cidadania, formação contínua dos professores, espaço físico seguro e prazeroso, laboratórios de informática e experimental de ciências exatas, projetos pedagógicos e eventos voltados à educação e cultura, biblioteca atualizada, processo de recuperação, salas de multimídia, cinema e arte, construção da autonomia por meio de saídas de campo, práticas de esportes e um trabalho especializado e dirigido aos vestibulares federais, particulares e ENEM. Tudo isso, aliado a excelentes profissionais comprometidos com a educação e que amam o que fazem.
 
Proposta Pedagógica 
          A nossa proposta pedagógica busca entendimento, discussão e compreensão de práticas científicas, culturais e sociais que possam gerar para toda a comunidade escolar reflexões que possibilitem a mudança de atitude e postura frente às exigências do atual processo educacional, propondo a construção de um trabalho com a diversidade na construção coletiva do conhecimento. O foco central da nossa proposta é a interdisciplinaridade dos conteúdos escolares e busca contínua de relações entre os saberes do conhecimento, de forma a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo do que a simples memorização de conteúdos.
 
Os Educandos
          Queremos contribuir para a formação de educandos com espírito crítico e reflexivo, mas que saibam se relacionar de forma transformadora e emancipatória com a família, escola e sociedade. O Xodó da Tia Joyce / Colégio Extensão X acredita que o desenvolvimento do homem se constrói com base nas interações com o meio social, mediado por professores, pais e colegas de classe. Nesse processo, nossas unidades estão num local privilegiado em que a estrutura física, a equipe de professores e os processos educacionais estão interligados para, além do acesso ao patrimônio intelectual da humanidade, também delimite e atribua significados à realidade. Para os nossos educandos, a sociedade é entendida como a produção cultural nas relações com a natureza e com a humanidade, que se modifica através da produção que o ser humano engendra pelo trabalho.
  
Perfil do Educando
→ Crítico: questionador; investigador consigo, com o grupo e com o meio; contestador; usando argumentos fundamentados a partir de sua prática cotidiana; politizado.
→ Responsável: consciente e comprometido com seus direitos e deveres na escola, família e sociedade.
→ Ético: interage com o ambiente de forma consciente, respeitando as diversidades, os limites, os colegas, os professores e funcionários, o patrimônio pessoal da escola e da sociedade.
→ Criativo: inovador, desenvolvendo a imaginação, buscando estratégias para encontrar soluções e romper paradigmas. Contribui positivamente com as atividades propostas.
→ Solidário: tem disposição para ajudar professores, colegas e outras pessoas.
→ Compreensivo: aceita críticas e elogios e entende as diferenças, tratando todos com respeito. É carinhoso, sensível e afetivo.
 
Desafio Educacional
          Construir e promover de forma democrática, crítica e científica uma proposta educacional que acompanhe a evolução tecnológica e as mais variadas transformações econômicas, políticas, culturais e sociais e, ao mesmo tempo, que se relacione à produção do conhecimento intelectual, erudito e popular, de modo a proporcionar aos educandos a construção e re-construção dessas aprendizagens para suas vidas de forma que ao final do processo educacional dessa etapa de suas vidas eles e suas famílias possam atingir os objetivos com os quais sonharam e planejaram seu futuro.